Sinagências apoia indicação presidencial de Simone Sanches Freire para diretoria da ANS

Para a entidade a indicação respeita a autonomia técnica da Agência


O Sinagências parabeniza a indicação feita pela Presidência da República e formalizada no Diário Oficial da União (DOU), da mensagem encaminhada para apreciação do Senado, do nome da servidora Especialista em Regulação, Simone Sanches Freire, a ser reconduzida para a Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para a entidade, a indicação fortalece a ANS por legitimar a autonomia técnica dentro da agência.  O tema é muito caro, defendido e de suma importância pela Diretoria Nacional Executiva do Sindicato que compartilha da ideia de que a autonomia é uma garantia da sociedade de mercado e serve para barrar ações populistas de governantes, que podem ocorrer a cada quatro anos em indicações feitas dentro das agências reguladoras.  “Não conheço a Simone pessoalmente, mas sei que é uma servidora de carreira há muito tempo na ANS e trabalhou em diversos órgãos da agência; além de ser diretora é considerada também um dos quadros importantes, quem conhece e já assistiu as suas exposições descreve a qualidade que há no debate posto por ela. O Sindicato acredita que com sua indicação estamos reforçando a autonomia técnica na atividade regulatória fortalecendo a atuação da agência”, analisou o secretário-geral do Sinagências, Alexnaldo Queiroz. 


Simone Sanches é servidora de carreira da ANS desde 2005 e exerceu cargos de diretora Adjunta da Diretoria de Gestão da ANS, gerente da Gerência de Apoio à Diretoria Colegiada (GEADC); coordenadora da Coordenadoria de Inquéritos da ANS; fiscal do Núcleo Regional de Atendimento e Fiscalização de São Paulo; Coordenadora na Corregedoria da ANS; Corregedora Substituta entre outras atividades.

A composição da Agência Nacional de Saúde Suplementar é de diretoria colegiada formada por cinco diretores com mandatos não coincidentes para exercício no período de três anos, com possibilidade de prorrogação por mais três anos.   Para assumir o posto a Simone Sanches ainda deverá ter seu nome aprovado por comissão e pelo plenário do Senado em data ainda a ser marcada. 

Assetans – Não é somente na diretoria da ANS que haverá nomeação. Também está em andamento o processo eleitoral para mandato da nova diretoria da Associação dos Servidores e Técnicos da Agência Nacional de Saúde (Assetans), as chapas concorrerão para o biênio 2017/2019 e todas as informações podem ser obtidas na página da associação http://www.assetans.org.br

Fonte : Ascom/Sinagências