fbpx

Regulador lança livro sobre relações governamentais, nesta terça-feira (14)

Nesta terça-feira, 14 de maio, será lançado o livro ?Relações governamentais ? interagindo democraticamente no processo decisório brasileiro?, de autoria de Renato Lima de Oliveira, Especialista em Regulação da Anatel.

O evento acontecerá na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, do Lago Norte, em Brasília, a partir das 20h. Todos os servidores das agências reguladoras estão convidados. A publicação é uma coautoria com outros quatro profissionais que atuam no campo das relações institucionais.

O livro, de 160 páginas, foi produzido pela Editora Ciência Moderna (conveniada com o Sinagências) e apresenta quatro capítulos: ?Relações Governamentais no âmbito do Poder Legislativo?, ?A Expansão da Democracia Direta e as Relações Governamentais junto ao Poder Executivo?, ?Canais de Relacionamento Institucionais da Sociedade Brasileira com as Agências Reguladoras Federais? e ?Tecnologia da Informação aplicada às Relações Governamentais?.

No prefácio da obra, escrito pelo deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, o parlamentar assim se posiciona: ?A troca de informações e de opiniões entre a sociedade civil organizada e seus representantes são essenciais para o País. Quando esse vínculo é fragilizado, diminui ou acaba a transparência, daí advêm riscos à democracia?.

O livro é um trabalho técnico voltado para profissionais da área, órgãos públicos, assessorias e empresas privadas que estudam as relações entre os Poderes da República e atuam nesse campo de atividade. No capítulo sobre os órgãos reguladores, escrito por Renato, é dada ênfase às formas de participação da sociedade no processo regulatório, como as consultas e audiências públicas.

?Nosso livro pretende contribuir com o debate democrático acerca do relacionamento institucional entre os principais interlocutores das relações governamentais. Como órgãos de Estado, as agências estão sempre abertas ao diálogo com a sociedade, buscando aprimorar seus normativos e deixá-los mais aderentes às expectativas dos cidadãos. E o servidor das agências exerce papel fundamental na consolidação dessa postura?, destacou Renato.

O companheiro Renato Lima é fundador do Sinagências e já atuou como Secretário-Geral Adjunto e Diretor de Relações Institucionais em duas gestões. Também é membro do Conselho Fiscal da Asanatel.

Desde 1999, exerce suas atividades profissionais em órgãos reguladores, quando ingressou na Aneel. Atualmente, trabalha na Assessoria Parlamentar da Anatel, oriundo do concurso de 2004. É mestrando em Poder Legislativo pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados, com pós-graduação em Assessoria Parlamentar (UnB), Marketing (FGV) e Regulação das Telecomunicações (UnB). É instrutor dos cursos de formação do CESPE da Universidade de Brasília.

? Mais detalhes sobre o livro no site da Editora Ciência Moderna, clicando em ?Outros lançamentos?. Outras informações: (61) 9976-7372.