fbpx

O Sinagências participou na última sexta-feira, 11, da etapa no Rio de Janeiro da Caravana do SUS, representado por integrantes da secretaria sindical do Rio de Janeiro, dentre eles as Especialistas em Regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Maria José Igreja e Marluce Chrispim.

O evento contou com a participação de mais de 800 (oitocentas) pessoas de diferentes representatividades, tanto do próprio Município do Rio quanto do interior do Estado. A inscrição foi realizada previamente, através do site do Conselho Estadual de Saúde.

A Caravana em Defesa do SUS, objetiva promover e estimular debates em torno da conjuntura atual na saúde, considerando a crise e as dificuldades encontradas no aumento de investimentos públicos e a ampliação de serviços, mas respeitando realidades específicas e necessidades de cada Estado. A Caravana em Defesa do SUS também promove a Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 e a Campanha para reconhecimento do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, por meio da coleta de assinaturas eletrônicas na internet e por abaixo assinado impresso.

Os participantes discorreram sobre os temas centrais e sobre a situação atual do Sistema Único de Saúde, falando sobre os 20 Anos do SUS e da importância da mobilização através da realização das Caravanas por todo o país. Ainda, sobre os esforços para a aprovação de fontes de custeio permanentes para o Sistema, através da Regulamentação da Emenda Constitucional 29 principalmente.

Foram também temas presentes a preocupação com exemplos de desvios na gestão e no uso dos recursos, bem como a reafirmação, por todos, da certeza do SUS como um sistema viável, que tem grandes avanços registrados por todo o país, mas também com grandes desafios a serem enfrentados, inclusive no que diz respeito à garantia da efetiva participação do controle social, que tanto é um avanço quanto um desafio em relação à manutenção da mesma com qualidade. Foram citados os investimentos na capacitação de conselheiros e o processo de construção das Caravanas, a partir das discussões aprofundadas durante e após o Fórum da Saúde realizado no Fórum Social Mundial ocorrido em Belém, no início do corrente ano.

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o futuro da categoria, clique aqui e filie-se ao Sinagências