fbpx

O Sinagências esteve mais próximo dos Reguladores Federais em visita às Agências Reguladoras entre os dias 09 e 12 de março para discutir o futuro das carreiras e tirar dúvidas da categoria, além de apresentar o cronograma de filiação para 2015.

Seguindo o cronograma de visitas no Estado, o Sindicato esteve reunido com servidores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Agência Nacional de Telecomunicações e Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Durante debate na Anac, sobre qualidade de trabalho, os servidores apresentaram problemas ao Sinagências vividos e enfrentados no cotidiano. De acordo com o presidente do sindicato, João Maria Medeiros de Oliveira, "as reclamações serão apresentadas perante a mesa diretora para discussão, a partir daí será solicitado ao Governo uma audiência pública para discutir a situação dos servidores".

A valorização da carreira e o subsídio foram pautas discutidas em todas as Agências, principalmente pela carreira que acredita na força do Sindicato. Para a servidora da ANS, Iara Ricci, o Sinagências representa a valorização das carreiras e a luta por melhorias salariais. "Eu conheci o sindicato quando passei no concurso e após dois meses descobri que eu teria aumento salarial, conquista essa perante esforços sindicais. Por isso, afirmo que irei me sindicalizar e levar todos da minha categoria junto", informou.

De acordo com o 2º vice-presidente do Sinagências, Wellington Batista Aguilar, o sindicato é o caminho e a oportunidade para falar e levar demanda ao governo. “Temos trabalhado bastante e conseguindo grandes avanços em nossas negociações. Reuniões estão sendo realizadas em todos os estados discutir novos caminhos”, afirmou.

As discussões foram eminentes em todos os debates, principalmente quando a pauta abordada eram os benefícios que os Reguladores Federais deveriam ter direito, como a valorização perante a Gratificação por Qualificação (GQ) – que poucos conseguem e não possui garantia permanente – e o sindicato apresentou que a categoria deveria receber a Gratificação por Titulação (GT), pois assim teriam a valorização por merecimento.

Para a técnica de regulação da Antt, Ana Claudia Duarte, a valorização acontece quando o servidor é reconhecido pelo conhecimento agregado. "Hoje na Agência existem servidores qualificados, com duas ou mais titulações, e não tem o reconhecimento merecido, pois apenas aqueles que possuem tempo de serviço recebem por isso", informou.

Importância da filiação

"O Sindicato possui uma representatividade importante perante a mesa de negociação junto ao Governo, mas a força sindical depende da categoria representativa. O Sinagências foi muito importante em várias decisões da carreira, além de grandes avanços quando na pauta salarial. O sindicato é o fórum ideal para discutir e tomar decisões de valorização do servidor", informou o secretário geral adjunto, Alexnaldo Queiroz, Especialista da Ancine.

Para o Regulador da Anac, Plinio Marcos, a atividade do Sindicato deve ser valorizada, pois possui transparência no trabalho desenvolvido, principalmente nessa abordagem "cara a cara" realizado nas agências no Rio de Janeiro. "O Sinagências está de parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido e isso é importante para a categoria que acreditava estar esquecida. O presidente e parte dos diretores nos demonstraram que a luta é constante e assim nos motivam a acreditar no poder que juntos podemos formar" afirmou.

Foi apresentada aos Reguladores Federais a proposta de tabela regulatório exclusiva para agências reguladoras, com mais de três níveis de progressão, garantido a paridade plena entre cargos de mesmo nível de escolaridade, elevando o percentual de correlação do NI com o NS a 68% com teto remunerado para os cargos de Nível Superior, correlato ao teto das demais instituições de estado.

Assessoria de comunicação

Confira as fotos: