fbpx

O Sindicato Nacional esteve em São Paulo, na manhã da segunda-feira (24), para realizar uma reunião geral informativa com os servidores das Agências Reguladoras e DNPM lotados na capital paulista.

Com temas bastante amplos, o objetivo do encontro foi reafirmar a pauta de reivindicações da categoria, apresentando as mobilizações e articulações políticas feitas pelo Sinagências nesses meses em diversas frentes – que culminaram com o agendamento de negociações com o governo, nos dias 25 (hoje), 26 e 27 de junho.

Os sindicalistas fizeram uma apresentação, expondo de forma didática as percepções e perspectivas dos servidores frente às demais carreiras de Estado, em comparação com as carreiras do Banco Central, CVM e SUSEP. Esta apresentação demonstrou o quanto as carreiras das Agências foram depreciadas em comparação com as carreiras congêneres.

Como mais um medida de transparência, o Sinagências propôs aos presentes que elegessem um servidor-observador para acompanhar as reuniões no MPOG. Em São Paulo, foi eleito o servidor Marco Antônio Perin – servidor da Anatel, e em Guarulhos foi eleita Massae Tanaka – servidora da Anvisa.

Como consequência disso, o cenário de evasão de recursos humanos das agências reguladoras vem se acentuando desde 2005, extrapolando 35% de evasão do quadro de pessoal permanente.

Um dos pontos mais comentados foi a inflação acumulada de junho de 2008 a maio de 2013, que está em torno de 32%, segundo dados do Banco Central.

À tarde, a mesma reunião ocorreu especialmente com os servidores lotados no aeroporto de Guarulhos, também em São Paulo. Em Guarulhos foi destacado diversos aspectos da pauta de reivindicações, com explanação pontual sobre organização de carreiras, subsídio, histórico de criação de cargos pelo Governo Federal, entre outros pontos.

Participaram da reunião o presidente da entidade, João Maria Medeiros de Oliveira; o diretor de Comunicações, Ricardo Holanda; o diretor-adjunto de Organização, Wellington Aguilar; e o secretário sindical do Sinagências em São Paulo, Anésio Evangelista.

     Filiado, o servidor que faz a diferença!