fbpx

ANP AUTORIZA VALE A UTILIZAR BIODIESEL

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou ontem (17/05) nota em que informa já ter autorizado a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) a adicionar 20% de biodiesel ao diesel comum utilizado em suas locomotivas.
 
Esse percentual é o maior já autorizado para uma frota cativa no país – nos postos, a ANP só autoriza a comercialização do B2 (2% de biodiesel para 98% de diesel), mistura que será obrigatória a partir de janeiro de 2008.
 
Segundo a nota da ANP, a portaria com a autorização será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
 
Ontem (17), a Petrobras Distribuidora (BR) e a Companhia Vale do Rio Doce firmaram acordo que tornará a Vale do Rio Doce a primeira empresa do Brasil a utilizar o B20 (mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel comum) em suas locomotivas que operam na Estrada de Ferro Carajás (EFC) e na Estrada de Ferro Vitória-Minas.
 
Aliada ao B2, que utilizado desde janeiro na frota e na geração elétrica da Vale, a adição do B20 reduzirá em 224 mil toneladas a emissão de gás carbônica na atmosfera até dezembro – volume equivalente à emissão de uma cidade não -industrial com 27 mil habitantes.
 
Fonte: InvestNews