fbpx

JOSÉ PEREIRA LEITE FILHO DEVE SER O FUTURO PRESIDENTE DA ANATEL

Conselheiro da Anatel conta com apoio de políticos da base do governo e deve ser indicado ainda nesta semana
 
O conselheiro da Anatel, José Leite Pereira Filho é o favorito para assumir a vaga de presidente da agência reguladora a partir desta semana. Segundo o deputado Jorge Bittar (PT/RJ), o presidente Lula deve assinar até a próxima quinta-feira (08/06), um decreto com a indicação. De acordo com o parlamentar, que discutiu o assunto com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, a tendência do presidente Lula é de indicação de um nome do próprio conselho diretor da agência. “Nessa perspectiva, a melhor opção é José Leite, que tem um longo histórico no órgão regulador”, revela.
 
O peso da indicação de Leite é tão forte, que os dirigentes da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel) já desistiram de apresentar outra alternativa ao presidente da República. O argumento é que eles já haviam indicado Pedro Jaime Ziller no passado.
 
De acordo com fontes, o argumento de que Leite foi indicado pelo governo FHC e que, portanto, seguiria a ideologia tucana, parece não ser suficiente para convencer a cúpula do governo. “Trata-se da melhor opção técnica para a agência. É o melhor para a Anatel nesse momento”, enfatiza Bittar.
 
Em relação à vaga ainda em aberto no conselho diretor da agência, Bittar diz que no momento a alternativa que deverá ser adotada e a continuidade do sistema de rodízio entre os superintendente e gerentes indicados. Essa opção, na avaliação do deputado, seria a melhor, até porque o Senado não teria clima neste momento para sabatinar nenhum novo nome para a Anatel, em função do período eleitoral.
 
Atualmente, Plínio Aguiar responde interinamente pela presidência do órgão regulador. No entanto, o seu mandato será encerrado no dia oito de junho.
 
Fonte: IDG Now! – André Silveira (www.idgnow.com.br)