fbpx

Nota sobre o levantamento da Anatel de servidores interessados em programa de mestrado coordenado pela UIT

O Sinagências divulga aos servidores a elaboração, pela Anatel, de levantamento sobre o interesse de servidores das Gerências Regionais e Unidades Operacionais em eventual curso de mestrado na área de Gestão do Espectro, coordenado pela União Internacional de Telecomunicações – UIT.

Informações sobre o programa podem ser obtidas no seguinte endereço: http://academy.itu.int/index.php/news/item/1077-smcp

Após ter recebido diversas reclamações sobre o não envio, por parte de gerências e coordenações, a todos servidores de seus quadros, de informações sobre o programa – o que impossibilitou que todos conhecessem e manifestassem interesse em participar de eventual possibilidade de capacitação até o prazo estabelecido (15/5) -, o Sinagências solicitou publicamente que a Anatel dê ampla divulgação ao levantamento via Telejornal Interno (Teia) e viabilize oportunidade real de conhecimento a todos os servidores de seu quadro de pessoal, com o objetivo de que o resultado de tal processo verdadeiramente reflita o interesse existente em eventual oportunidade de capacitação.

O Sinagências é contra qualquer forma de discriminação entre os servidores nas Agências Reguladoras, seja por cargo, formação, lotação, ou qualquer outro fator. Todos os servidores merecem o mesmo respeito e dignidade. Lutamos por um ambiente de trabalho de qualidade e valorizamos um bom clima organizacional, no qual não há espaço para qualquer tipo de preconceito. E mais: as oportunidades de capacitação são realizadas com recursos públicos e não devem ser geridos como bens pessoais, cedidos como favores ou com base em afinidades subjetivas.

Visando a sensibilizar a Administração e reverter eventual distorção no levantamento de interesse parcialmente realizado, solicitamos a todos os servidores da Anatel que tomaram conhecimento do programa por meio desta nota e que desejam manifestar interesse em participar, que encaminhem solicitação para o e-mail comunicacoes@sinagencias.com.br com as seguintes informações:

1) Nome e lotação do servidor;
2) Formação;
3) Área de interesse para realização do mestrado.

O Sinagências irá compilar os dados encaminhados pelos interessados e encaminhá-los por meio de ofício à Presidência da Anatel, para ciência e providências.
Entendemos que os levantamentos de interessados em oportunidades de capacitação, assim como o processo de seleção para tais cursos, devem ser amplamente divulgados a todos os servidores dentro de cada Agência Reguladora. Afinal, o servidor não é de uma lotação ou de uma função ou atividade; apenas está em determinada lotação ou exerce hoje aquela função ou atividade. Portanto, a ciência sobre oportunidades de capacitação não deve ser cercear em decorrência de tais fatores sazonais.

Lembramos ainda que o servidor pertence ao quadro permanente das Agências Reguladoras, constituindo-se, assim, parte de seu maior ativo institucional. O servidor possui o direito e dever de se capacitar e tem discernimento e autonomia para analisar e informar, desde que ciente, sobre seu próprio interesse em determinado curso.

O Sinagências cobrou por e-mail posicionamento do setor de Recursos Humanos, assim como o motivo de o RH não estar coordenando e divulgando a referida capacitação.