fbpx

RELATÓRIO DO BIRD APONTA BAIXOS SALÁRIOS NAS AGÊNCIAS REGULADORAS

O Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD, ou Banco Mundial), em seu relatório de 2006 sobre as agências reguladoras brasileiras, aponta várias questões sobre a gestão de pessoal, contidas nos itens 7.20, 7.21, 7.22, 7.23 e 8.
 
Assim se expressa o Banco Mundial: "Os salários nas agências são consideravelmente baixos em comparação com outras instituições. Noventa por centro dos entrevistados ouvidos pelo Banco consideraram que os salários dos reguladores estão abaixo dos cargos de referência. Embora a Lei nº 10.871/2004 tenha criado o plano de desenvolvimento da carreira, a ampliação da diferença salarial entre os reguladores e outras carreiras semelhantes (como a do Gestor Governamental) parecem estar causando um alto nível de desistência entre os candidatos aprovados nos concursos".
 
O relatório, que também aborda a questão do Projeto de Lei Geral das Agências (PL nº 3.337/2004) e a necessidade da capacitação e treinamento, é bastante interessante e merece a leitura atenta de todos os servidores das agências federais de regulação. O documento encontra-se em Inglês.
 
Clique aqui para conferir a íntegra do documento.