fbpx

Sinagências parabeniza servidores da Anvisa pelo aniversário da Agência

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) parabeniza todos os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pelo seu aniversário, comemorado nesta sexta-feira (26).

A Agência foi criada há quase duas décadas para regulares produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, até então, não havia no Brasil uma agência reguladora específica para avaliar a segurança, a eficácia e os padrões dos produtos de saúde que chegam ao mercado.

Assim, há 19 anos, a Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com a norma, a instituição é uma “autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede e foro no Distrito Federal, prazo de duração indeterminado e atuação em todo território nacional”.

No cenário internacional, a Agência também se destaca. Desde 2010 é a autoridade regulatória de referência regional para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Em 2015 foi reconhecida como Agência Reguladora de Equivalência Internacional pela União Europeia e tornou-se membro da International Council on Harmonisation (ICH) em 2016. Esta última coloca a Anvisa em um seleto grupo de autoridades regulatórias.

O Sinagências  que foi criado em  22 de dezembro  de 2004, dentro do 1º Encontro Nacional dos Servidores das Agências Nacionais  de Regulação, realizado em Brasília-DF, no auditório da ANVISA sente-se honrado com a base de filiados que também possui  desta agência e parabeniza a todos os reguladores que durante  todos estes anos construíram uma das maiores e mais respeitadas referências em regulação do mundo.

Fonte : Ascom Sinagências C/assessoria Anvisa