fbpx

Sinagências participa de reunião com presidente da Câmara

O presidente do Sinagências, João Maria Medeiros de Oliveira, e o diretor de Formação Sindical, Geraldo Marques, participaram nessa quinta-feira (13/2) de audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves, juntamente com representantes das entidades sindicais dos servidores federais integrantes do Fórum Nacional dos Servidores Federais.

O objetivo do encontro foi discutir a Campanha Salarial dos Federais em 2014, além de abordar diversos projetos de interesse da categoria. As demais entidades apresentaram suas proposta e preocupações acerca de suas respectivas bases, mas sempre fortalecendo a pauta geral.

João Maria defendeu a pauta geral dos federais, já apresentada pela Condsef e pelas Centrais Sindicais, mas particularizou a situação das Agências Reguladoras e do DNPM/ANM, cujo projeto tramita naquela Casa Legislativa.

Após suas análises, João Maria elogiou a postura inovadora de Henrique Alves em abrir aquela discussão e propôs a criação de uma agenda periódica entre a presidência da Câmara e a representação sindical dos servidores federais, no que foi prontamente atendido pelo presidente da Casa, já agendando uma segunda rodada para meados de março.

Além de Henrique Alves, esteve presente o deputado federal Chico Lopes (PCdoB/CE), que atuou como facilitador dos debates com os sindicalistas. O presidente Henrique Alves informou que na próxima terça-feira, dia 18, estará em reunião com a Ministra do Planejamento, Míriam Belchior, quando aproveitará a oportunidade para tratar da pauta salarial dos federais e agendará um momento com a ministra para que ela possa receber as entidades no MPOG, ou, na impossibilidade, convocar uma Audiência Pública na Câmara com a presença da Ministra, para uma discussão com as entidades.

Entre os pontos da pauta dos federais constam a definição da data-base (1º de maio); política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmados; e a antecipação da parcela de 2015 do acordo firmado no ano passado.

Além desses pontos, a pauta de reivindicações contém bandeiras e propostas históricas que os servidores federais defendem permanentemente ao longo dos anos.

Clique aqui e confira o jornal da Campanha Salarial 2014 dos SPFs.

Leia também >>> Entidades apresentam a Henrique Alves pauta sindical para 2014