fbpx

Artigo aborda a ação das Agências Reguladoras no uso eficiente da água

Os professores David Ricardo Colaço Bezerra (professor do curso de mestrado em Economia da Universidade Federal de Pernambuco), Fernando de Mendonça Dias (Professor da Faculdade de Boa Viagem), e Francisco S. Ramos (Professor da Universidade Federal de Pernambuco) elaboraram em 2001, o artigo "A ação das agências reguladoras no uso eficiente da água para irrigação e produção de energia". O trabalho tem por objeto analisar o uso múltiplo da água e sua utilização, decorrente da disputa que este recurso gerador de energia causa. O artigo demonstrou que, com a ação coordenada de agências de controle do governo, é possível a criação de um sistema viável para uma geradora privada de energia, mesmo quando o curso da água em que ela se localiza possa estar sujeita a transposição.

“Atualmente vêm sendo realizadas várias discussões em relação ao uso racional da água, dado que sua escassez tornou-se uma questão relevante neste princípio de século. Esta problemática á é motivo de estudos há bastante tempo nos países desenvolvidos. Considerando-se esse aspecto, e o conseqüente aumento o valor econômico da água, é mister o estabelecimento e uma efetiva gestão da utilização a água no Brasil, sob pena do país perder e acar com grandes problemas futuros”, comentaram os professores na introdução.

Clique aqui e acesse o teor do trabalho na sua origem.

Baixe o arquivo por meio do link abaixo.

____________________________
Nota: O Sinagências, no sentido de difundir a cultura regulatória, divulga trabalhos como este. Contudo, as informações contidas nos mesmos não expressam, necessariamente, o pensamento nem a opinião institucional do Sindicato. Envie trabalhos de sua autoria para comunicacoes@sinagencias.org.br; teremos o prazer de publicá-los no site.