fbpx

Amanhã, trabalhadores de todo o país comemoram o Dia do Trabalho. A data, instituída no Brasil pelo Decreto 4.859, em 1924, no governo de Arthur Bernardes, celebra as conquistas dos trabalhadores ao longo da história, marcadas por muita luta e sacrifício.

A comemoração difere das outras, pois os direitos e benefícios conquistados com muito suor, ao longo do tempo, decorrem do movimento organizado para melhorar as condições de trabalho no Brasil.

Para o setor público, não temos muito o que comemorar, não temos política salarial permanente, data-base, reajuste de benefícios, recomposição salarial frente à inflação, nem temos mais a previdência de antigamente. Além de não estarmos ganhando direitos, estarmos perdendo, e o governo ainda quer congelar os salários dos servidores públicos por 10 anos – PL 549/2011.

Apesar do relatado, o 1º de maio é uma data universal, que reforça a importância dos trabalhadores em todo mundo. E mais do que relembrar o que já foi estabelecido, é um momento de olhar para o futuro, com a intenção de corrigir falhas existentes e promover a melhora constante das relações entre patrões e empregados.

E num contexto onde as mudanças ocorrem em ritmo acelerado, com o surgimento de novas tecnologias que mudam a forma como os cidadãos enxergam a realidade, a atuação do movimento sindical é determinante para a adoção de práticas cada vez mais eficientes e justas no mercado de trabalho.

O Sinagências parabeniza todos os trabalhadores do Brasil, com a certeza de que as verdadeiras transformações vêm de uma mobilização permanente e constante, promovida pelos mais diversos segmentos trabalhistas.

A LUTA NUNCA ACABA!