fbpx

Ato público no Aeroporto de Brasília em desagravo ao Decreto 7.777/2012

Manifestação de reguladores federais em frente ao Aeroporto de Brasília reúne mais de 200 servidores

Os servidores das agências reguladoras e DNPM realizaram, na tarde de hoje, 26, manifestação no Aeroporto Internacional de Brasília, que reuniu mais de 200 pessoas. Munidos de cartazes e faixas, os reguladores federais discursaram sobre a atual situação vivida pelos trabalhadores da regulação federal. O presidente do Sinagências, João Maria Medeiros, protestou, mais uma vez, contra o Decreto 7.777/2012, que autoriza a substituição dos servidores em greve por equivalentes estaduais e municipais.

Ao final da mobilização os servidores da regulação realizaram uma caminhada dentro do aeroporto de Brasília para conscientização dos cidadãos presentes no aeroporto, protestanto e mostrando à sociedade que estamos lutando por um país e um serviço público de qualidade. A caminhada no aeroporto se deu com permanente grito de ordem que chamou a atenção de todos os viajantes: "NEGOCIA, DILMA! NEGOCIA, DILMA! NEGOCIA, DILMA!".

João Maria ainda completa dizendo que os servidores não querem prejudicar a população. "A paralisação é legítima e tem a intenção de mostrar para o governo que os servidores das agências reguladoras são importantes e merecem condições dignas de trabalho", diz.

Para Antônio Henrique, diretor da Associação dos Servidores da ANP (ASANP), o decreto será pior para o Brasil. “Queremos dignidade, cumprir a Constituição. Somos agentes públicos e queremos cumprir com a nossa obrigação e papel funcional de regular. Mas o governo até agora não apresentou nenhuma proposta sobre as nossas reivindicações. Continuaremos unidos para lutar pelos nossos direitos”, afirma.

Mônica Beraldo, secretária-geral do Sinagências, destacou a importância do DNPM para a regulação federal e também afirmou que o Decreto 7.777/2012 desvaloriza o serviço e servidores públicos. “Nós não podemos aceitar isso”, diz.

"O decreto é ilegal e inconstitucional. Além disso, coloca a sociedade em risco, pois os servidores da Anvisa, que foram diretamente atingidos por esse ato, são os profissionais capacitados para garantir a segurança sanitária para a população do país. Permitindo que servidores estaduais e municipais, sem conhecimento necessário para exercer a inspeção e regulação nos portos, aeroportos e fronteiras, o governo põe em risco a saúde dos brasileiros", considera.

A mobilização dos reguladores federais continua, até que o governo aceite negociar. Amanhã eles estarão reunidos, em frente à ANEEL, as 9h.