fbpx

Reguladores federais realizam manifestação no Aeroporto Internacional de Brasília

Os servidores das agências reguladoras e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) fizeram manifestação no Aeroporto Internacional de Brasília na manhã desta terça-feira (21).

A ideia foi abordar deputados e senadores que desembarcaram na capital federal para pedir apoio às reivindicações da categoria. Entre os parlamentares que conversaram com os trabalhadores está o deputado federal Vicente Selistre (PSB-RS), integrante da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados.

Os servidores aproveitaram para entregar ao parlamentar uma carta com as reivindicações dos reguladores federais. Selistre conversou rapidamente com os manifestantes e afirmou que iria conversar com o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP), presidente da CTASP, para articular outra visita ao MPOG, em apoio aos trabalhadores, a exemplo do que ocorreu quando um grupo de 20 deputados pediram para que o Executivo negociasse com a categoria.

Os deputados federais Professor Sérgio (PSC-PR) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) também foram abordados pelos manifestantes. A ação ocorrida no Aeroporto de Brasília dá continuidade à articulação política que o Sinagências vem fazendo para ganhar apoio dos parlamentares quanto às reivindicações dos reguladores federais e ao fortalecimento das agências reguladoras e DNPM.

Ontem, 20, João Maria Medeiros de Oliveira, presidente do Sindicato, se reuniu com o líder do PT na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT/SP). “Estamos atuando em várias frentes para que, de fato, o governo se sensibilize da importância do pleito dos servidores”, considera Medeiros.

O presidente da Associação de Servidores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Asantaq), Joaquim Maia, destacou que a atividade foi importante e alcançou um dos objetivos da semana que é buscar apoio dos parlamentares para pauta de reinvidicações da categoria.

O presidente da Associação dos Servidores da Agência Nacional de Saúde (Assetans), Cleber Ferreira, que também participou da mobilização de hoje, afirma que o governo tem recebido as reivindicações e criado dificuldade para negociar. “Mas estamos confiantes. Precisamos continuar mobilizados para conseguir algum sucesso na negociação, ou seja, subsídio e a paridade com as carreiras exclusivas de Estado”, diz.

O presidente da Associação de Servidores da Agência Nacional de Petróleo (ASANP), ainda completa dizendo que as equiparações salariais dos quadros internos das agências também podem ser feitas sem um grande impacto orçamentário.

O governo deve confirmar a próxima reunião com os reguladores federais ainda esta semana. “Enquanto isso, precisamos continuar mobilizados, principalmente neste momento de definição”, considera o presidente do Sinagências.