fbpx

Sinagências se reúne com o Fórum das Associações das Agências Reguladoras

O Sinagências participou, na noite dessa terça-feira (17), de uma reunião com o Fórum das Associações das Agências Reguladoras, na sede da ANEEL, em Brasília.

No encontro – que contou com a presença de representantes das Associações das Agências com sede em Brasília: ASÁGUAS, ASANATEL, ASANTAQ, ASEA, ASEANTT e UNIVISA, e de um representante da ASANP, com sede no Rio de Janeiro – o presidente do Sinagências, João Maria Medeiros de Oliveira, respondeu a vários questionamentos, enfatizando o trabalho de bastidores realizado pelo Sindicato neste momento. “O Sinagências defendeu bem a sua pauta no CONSAG. Estamos agora articulando em várias frentes, inclusive com os gestores das agências. Isso também está sendo feito junto a demais entidades do movimento e junto a parlamentares, em vários níveis, no Congresso Nacional”, disse.

Para João Maria, o Sinagências “tem o compromisso de construir um acordo muito melhor em 2013 daquele proposto pelo governo no ano passado, de forma a atender aos anseios dos servidores”.

Destacando o papel das associações, João Maria explicou que essas conversas iniciais não são negociações ainda, mas ‘aproximações’. “Temos que trabalhar e construir uma agenda positiva, buscando apoio entre nós e com aqueles que podem nos apoiar para chegarmos a maio numa situação melhor. O governo quer fechar um acordo com as agências, mas não podemos aceitar um acordo qualquer”.

O presidente do Sinagências informou sobre a possível realização de uma primeira reunião com o MPOG, prevista para a próxima sexta-feira (19).

Na reunião, a Associação dos Servidores da ANEEL (ASEA) expôs a todas as Associações a apresentação feita aos Diretores e Superintendentes da ANEEL, sobre o quadro comparativo de remuneração entre as carreiras das Agências Reguladoras e as demais carreiras de regulação e fiscalização do poder executivo: CVM, SUSEP e BACEN.

Foi deliberado pelo Fórum das Associações que a apresentação feita pela ASEA servirá como padrão para todas as Associações, que se prontificaram a apresentá-la às Diretorias de suas respectivas Agências. O Fórum das Associações deliberou que enviará ofício solicitando apresentar esse trabalho na próxima reunião do Fórum dos Dirigentes, atualmente secretariado pela Diretoria da ANEEL, que ocorrerá em maio próximo.

O Sinagências convidou o Fórum das Associações a fazer a mesma apresentação para o MPOG na próxima reunião.

Participaram também da reunião, pelo Sinagências, o Diretor Jurídico, Ney Jobson e o Diretor de Formação Sindical, Geraldo Marques Ferreira Filho; além do Secretário Sindical na Bahia, Michel Kulhavy Cerqueira.

Composição das mesas de negociação

Foram definidas, por sorteio, as representações das Associações que comporão as mesas de negociação dos servidores do quadro efetivo e do quadro específico, que ocorrerão em separado, conforme decidido no CONSAG, e que contarão com observadores do quadro diverso, conforme abaixo:

MESA 1 *
REPRESENTANTES – participam em nome da sua carreira
OBSERVADOR
SERVIDORES DO QUADRO EFETIVO
ASAGUAS (ANA)
ASANATEL (ANATEL) (SERVIDOR DO QUADRO ESPECÍFICO)
ASEANTT (ANTT)

MESA 2 *
REPRESENTANTES – participam em nome da sua carreira
OBSERVADOR
SERVIDORES DO QUADRO ESPECÍFICO
ASANTAQ (ANTAQ)
UNIVISA (ANVISA)
(SERVIDOR DO QUADRO EFETIVO)
ASANATEL (ANATEL)