fbpx

Sinagências se reúne com o Presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos

O Sinagências se reuniu ontem, dia 6, com o Presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, acompanhado da Chefe do Gabinete da Presidência, Silvana Souza da Silva. Pelo sindicato participaram o presidente, João Maria Medeiros de Oliveira e a Especialista em Regulação de Saúde suplementar, Maria José Miranda Igreja.

Os assuntos abordados durante a reunião foram: A reestruturação regimental da ANS, criação de um espaço formal de negociação com o Sinagências, Plano de Saúde e atribuições dos diferentes cargos da Agência.

Em relação à discussão sobre o Regimento Interno, o Presidente da ANS destacou a preocupação em promover mudanças capazes de adequarem o RI ao contexto do debate em torno da PL 3337, e ao mesmo tempo promover um reordenamento eficiente e equânime das funções de cada uma das diretorias. Fausto disse ainda que existem alguns pontos dentre os demais que considera especialmente importantes nesta reestruturação. Um deles é o estabelecimento de um setor na gestão voltado para o apoio à Diretoria Colegiada, o outro, a transferência e o redimensionamento das atividades do Setor de Informática.

Na seqüência deste conjunto de proposições, a sugestão da presidência da ANS é de que ocorra um debate ampliado acerca da missão de cada uma das Diretorias e Gerências visando a racionalização das atribuições de cada uma individualmente e das interfaces que estabelecem entre si.

O Sinagências enfatizou a importância do envolvimento do conjunto dos trabalhadores neste debate e, destacaram ainda que em razão do caráter estruturante do Regimento Interno, qualquer mudança deve ser orientada pela necessidade do aprimoramento das ações, da inserção qualificada dos servidores e do incremento das condições que possibilitem maior eficiência nos serviços prestados à sociedade.

Em relação ao espaço formal de negociação com o Sinagências, o presidente da ANS se mostrou receptivo a proposta, sugerindo a constituição de uma agenda cuja periodicidade venha a ser definida, com o objetivo de identificar os problemas e buscar soluções rápidas.

Sobre o Plano de Saúde, Fausto historiou as inúmeras tentativas da Agência e da própria Associação dos Trabalhadores, que desde sua fundação vem buscando ofertar este serviço aos servidores. Destacou ainda as dificuldades encontradas para sua efetivação se dão em razão de características do conjunto de servidores e da própria missão da ANS junto às Operadoras.

Neste sentido, o Presidente do Sinagências relatou o esforço do sindicato em buscar a melhor estratégia de contratação deste serviço, relatando que em breve os servidores filiados de todas as Agências poderão contar com uma alternativa capaz de atender amplamente as necessidades de todos.

A respeito do ingresso na ANS de novos concursados, Técnicos em Regulação, os representantes do sindicato aproveitaram para registrar suas expectativas quanto a inserção criteriosa de todos os servidores nos processos de trabalho, segundo as especificidades de suas atribuições e com a garantia da qualificação permanente de todos os cargos e do processo de interação entre eles. Em resposta, o Presidente da ANS garantiu que solicitará da Gerência de Recursos Humanos levantamentos e troca de informações com gestores e trabalhadores acerca deste assunto.

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o futuro da categoria, clique aqui e filie-se ao Sinagências