fbpx

Sinagências se reúne com o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME

O Sinagências se reuniu ontem (7) com o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Cláudio Scliar, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília para tratar sobre a crise no DNPM/SP e a transformação do Departamento em Agência Reguladora. Participaram da reunião o presidente do Sinagências, João Maria Medeiros de Oliveira, o Secretário-Geral, Geraldo Marques, e o Secretário-Geral Adjunto, Osvaldo Barbosa, servidor do DNPM.

O objetivo do encontro foi verificar junto ao MME o posicionamento do governo diante da crise que se instalou no DNPM devido às práticas abusivas adotadas na administração do DNPM/SP conduzida pelo Superintendente Enzo Nico Júnior e a andamento do processo de transformação do DNPM em Agência Reguladora.

Durante a reunião, Cláudio Scliar informou que o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, está ciente sobre a situação do DNPM em São Paulo e já está se articulando junto ao governo para solucionar a crise. Segundo Scliar, o Ministro disse que não existe a possibilidade de sustentar por mais tempo a situação no DNPM/SP, e que, portanto, até o final das férias do referido dirigente, será solucionado o impasse.

Sobre a questão da transformação do DNPM em Agência Reguladora, Cláudio Scliar disse que o projeto foi reenviado para apreciação da nova Ministra de Estado do Planejamento, Míriam Belchior, e que o MME aguarda um posicionamento para, a partir disso, iniciar uma discussão sobre o projeto com os servidores do Departamento.

O secretário salientou sobre a opinião favorável do Ministro pela criação da Agência Nacional de Mineração e destacou a importância da consciência de que a transformação terá o objetivo primordial de suprir as necessidades da sociedade.

O presidente do Sinagências, João Maria Medeiros de Oliveira, destacou que o sindicato continuará no movimento em apoio aos servidores do DNPM de São Paulo, na busca de uma solução para a crise e continuará empenhado e buscando o diálogo junto ao governo sobre as negociações para a transformação do DNPM em Agência Reguladora.

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o futuro da categoria, clique aqui e filie-se ao Sinagências