fbpx

ANVISA REÚNE REGULADORES DE NOVE PAÍSES

De 21 a 25 de maio representantes de órgãos reguladores de nove países em desenvolvimento reúnem-se em Brasília (DF). Eles participam do 6º Encontro da Rede de Reguladores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento. A organização da reunião conta com o suporte logístico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
  
Entre outras questões, os especialistas debatem a experiência de pós-comercialização com as vacinas de rotavírus, a partir de uma análise do monitoramento da qualidade e da segurança de vacinas que já estão no mercado. Também discutem o marco regulatório para avaliar o desenvolvimento de novas vacinas contra a dengue.
                      
Essa é a primeira vez que o encontro ocorre no Brasil. A rede se reúne duas vezes por ano, em geral nos meses de maio e novembro, e cada encontro é organizado por um dos nove países integrantes.
  
A Rede de Reguladores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVR – Developing Countries Vaccine Regulators Network) foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em setembro de 2004. Ela é composta por especialistas de instituições regulatórias de países em desenvolvimento produtores de vacinas. Atualmente, tem representantes de nove países: Indonésia, Brasil, Tailândia, Rússia, China, África do Sul, Coréia do Sul, Índia e Cuba.
  
A missão da DCVR é auxiliar e promover o fortalecimento da capacidade regulatória para avaliação das propostas e dos resultados de estudos clínicos em vacinas (incluindo dados pré-clínicos e processos de desenvolvimento de produto). Esse objetivo é alcançado pelo compartilhamento de informações e pela troca de experiência entre as instituições.