fbpx

Dirigentes do Sinagências se reúnem com superintendente da Anvisa

No último dia 13, dirigentes do Sinagências se reuniram com o novo superintendente de Gestão Interna da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), André Vaz Lopes. O objetivo foi relatar problemas que têm afetado os servidores e cobrar soluções.

O presidente do Sindicato, João Maria Medeiros de Oliveira, e o secretário-geral da entidade, Elísio Nunes Ribeiro, abordaram a questão do adicional de insalubridade, tendo em vista que a Anvisa está orientando os coordenadores de PAF a retirarem esse direito de servidores que atuam em portos e aeroportos. "Dois estados já retiraram o direito a essas indenizações e outros irão retirar no mês de março", disse Elísio. Como o assunto é complexo, pois não há legislação própria sobre o assunto para o serviço público, o Sinagências enviará material para subsidiar a avaliação da Anvisa.

Abono de Permanência – Os dirigentes sindicais relataram que alguns servidores, inclusive aposentados, receberam a primeira parcela referente ao abono de permanência, mas ainda não receberam a segunda parcela. André Vaz se comprometeu a levantar o assunto e dar uma resposta ao Sinagências.

Outro ponto abordado por João Maria e Elísio diz respeito ao projeto/programa de aposentadoria. "É necessário que a Anvisa estabeleça um programa que prepare o servidor em vias de se aposentar para não sofrer o impacto da aposentadoria, assim como a instituição de uma ‘carteira de aposentado’". O superintendente informou que a autarquia está preparando um projeto piloto para ser implantado incialmente na sede, em Brasília, e posteriormente nos Estados. Sobre a carteira, André Vaz disse que o assunto será estudado.

Por fim, o Sinagências foi convidado e participará do programa de treinamento dos servidores que estão tomando posse. A atividade será no dia 24 de fevereiro.