fbpx

FONACATE propõe pautas pela valorização do serviço público no Senado

Na  quinta-feira (11/7), o presidente do Fonacate e do Unacon Sindical, Rudinei Marques, acompanhado do secretário geral do Fórum, Marcelino Rodrigues, e representantes da Anafe foram recebidos pelo vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas (PSDB/DF), para tratar de temas relacionados ao serviço público e à valorização das carreiras de Estado.

Rudinei e Marcelino destacaram preocupações com possíveis ataques ao serviço público e propuseram ações em prol do fortalecimento das carreiras de Estado. Dentre as sugestões, a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e a realização de uma sessão solene, no Congresso Nacional, em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Os dirigentes também ressaltaram a preocupação com o fato de o governo encaminhar projetos sem discussão prévia com as carreiras, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), que trata da reforma da Previdência; e o projeto de lei (PL) 3814/2019, que pode inviabilizar o funcionamento das entidades de classe, ao vedar o desconto em folha de mensalidades, e, com isso, causar desemprego de milhares de funcionários de sindicatos e associações, como já ocorreu, parcialmente, com a edição da Medida Provisória (MP) 873/2019.

Marcelino Rodrigues, que também é presidente da Anafe, reiterou a necessidade premente de investir nas carreiras de Estado para consolidar o avanço do Brasil. “Temos mantido um discurso permanente sobre a necessidade de intervenção imediata, a fim de evitar que as Instituições de Estado sejam enfraquecidas. Somente com serviço público fortalecido, a sociedade terá seus anseios atendidos e assegurados.”

Já Rudinei Marques afirmou que é preciso valorizar e reconhecer o papel fundamental das carreiras de Estado. “Estamos sempre disponíveis para discussão e avanços nas pautas do serviço público e do Estado.”

Izalci Lucas colocou-se à disposição para ações conjuntas, demonstrando interesse nos argumentos apresentados.

Fonte : Ascom/Fonacate