fbpx

LULA DEVE INDICAR NOVO PRESIDENTE DA ANATEL ATÉ QUINTA, DIZ DEPUTADO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá indicar até a próxima quinta-feira o novo diretor-geral da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), segundo informou hoje o deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que discutiu o assunto ontem com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
 
Ele afirmou que há "uma inclinação" tanto o presidente Lula quanto da ministra Dilma pela indicação do conselheiro José Leite Pereira Filho para o cargo em substituição ao atual presidente interino Plínio Aguiar, que ainda terá mandato como conselheiro até novembro de 2009.
 
A indicação do conselheiro, que é o mais antigo da agência entre os atuais diretores, "confere estabilidade e reforça a autoridade" do órgão regulador, na avaliação de Bittar.
 
A expectativa do deputado é a de que o decreto com a nomeação do presidente seja em caráter definitivo, e não interino, como foi o mandato do atual presidente.
 
Com a definição do comando da agência, o governo deverá adiar a indicação de novos membros para o conselho diretor da Anatel. A vaga na diretoria ocupada em esquema de revezamento por superintendentes do órgão deverá permanecer aberta.
 
O deputado avalia que não há clima no Senado para a aprovação de um novo diretor.
 
Em novembro deste ano, uma nova vaga no conselho deverá ser aberta, quando termina o mandato do conselheiro Luiz Alberto da Silva.
 
Bittar participou hoje do lançamento do DVB-LAC, um sistema Euro-Latino-Americano e Caribenho de TV digital, destinado a apoiar iniciabivas de adaptação do sistema europeu de TV digital (DVB) para o Brasil e a região.
 
Fonte: Folha Online