fbpx

Programa LideraGov: prospecção e qualificação de novos talentos

Através do programa, governo incentiva processos seletivos entre servidores para cargos de liderança na Administração Pública

Lançado em fase piloto, em junho de 2020, o LideraGOV é um programa do Ministério da Economia (ME), desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Centro de Liderança Pública (CLP).  O projeto visa construir uma rede de servidores públicos de alto nível, aptos a atuar como líderes inovadores e a ocupar cargos e funções estratégicas na Administração Pública Federal.

Para o alcance desses objetivos, são selecionados servidores públicos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional, identificados como líderes potenciais, para qualificá-los por meio de formação executiva teórica e prática, destinada a desenvolver um rol de competências de liderança e promover o compartilhamento de valores orientados para a inovação e para a excelência da gestão pública. Ao concluir a formação, os participantes integrarão uma rede de líderes.

O propósito é buscar servidores com perfil de liderança que possam ser acompanhados, formando uma rede apta a ocupar postos-chave do governo. O serviço público tem excelentes profissionais que precisam ser valorizados e o LideraGov pode ser uma excelente oportunidade.

O programa tem duração de um ano e desenvolve 60 servidores em duas turmas de 30 alunos. A formação é ofertada em ambiente virtual devido à pandemia da covid-19.

O presidente da Enap, Diogo Costa, conta que o programa traz oportunidades únicas a seus participantes. “Quem participar do LideraGOV poderá se inscrever no nosso programa de Altos Executivos, mesmo não tendo DAS/FCPE 4, 5 e 6 ou cargo de natureza especial. Este é mais um diferencial para estimular e potencializar o desenvolvimento”, explicou o presidente.

É importante destacar que a implementação de um programa específico de formação de lideranças da Administração Pública Federal encontra-se plenamente alinhada com as boas práticas internacionais que relacionam a formação de altos dirigentes ao bom desempenho da Administração Pública e ao incremento das capacidades de entrega e inovação do Estado.

Em breve, o calendário com as datas de 2021 será liberado no site do Ministério da Fazenda,  é só acessar AQUI.  Ainda para mais detalhes e informações sobre o programa, entre na plataforma LideraGov.

O Sinagências deseja um bom processo àqueles servidores das Agências Reguladoras que se interessarem e que, por ventura, já estejam inseridos no programa.

Fonte : Ascom/Sinagências