fbpx

Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento apresenta proposta salarial para as Entidades Federais do Poder Executivo

Na  última Quinta-Feira (25) , a SRT/MPOG apresentou a primeira proposta salarial pra as entidades federais sem incluir benefícios, reestruturação de carreira, concursos e pautas específicas.

O Sinagências estava presente com seus dois negociadores: O Presidente João Maria e o Secretário-Geral Alexnaldo Queiroz.



O Secretário Geral do Sinagências, Alexnaldo Queiroz e a Equipe da SRT/Mpog na reunião do último dia 25

A proposta do Governo não se baseia nas perdas dos últimos anos, nem na inflação de 9% e no PIB 0%  de 2015, a proposta inicial é plurianual de 4 anos, baseada na projeção de PIB 1% 2016; 1,9% 2017; 2,4 % 2018 e 2,4% 2019 e na projeção de inflação de 20,7%  em 4 anos : 5,5% 2016; 4,7% 2017; 4,5%2018 e 4,5% 2019 estas projeções são do  Banco Central e a partir destes dados a proposta de percentual de expansão salarial seria de até 21,3% dividida em 5,5% 2016; 5%2017; 4,75 2018 e 4,5% 2019.

No entanto, essa proposta foi criticada pelas entidades gerais primeiro por ser plurianual e depois porque o governo não apresentou nada sobre os benefícios  e o  percentual ser abaixo do pleito das entidades.

O Presidente do Sinagências João Maria destacou na sua fala que esta proposta geral está aquém da realidade dos servidores, uma vez que não aborda os benefícios como auxílio-alimentação; per capita do plano de saúde; auxilio-creche, os adicionais como insalubridade, periculosidade, além dos valores das diárias estarem defasados;  também destacou que várias entidades pleiteiam tanto o aumento salarial porque os servidores passaram a pagar pra trabalhar como no caso das diárias.

O Secretário Sérgio Mendonça respondeu que ainda há espaço pra negociar os benefícios, os adicionais e as diárias.

O Secretário Geral do Sindicato Alexnaldo questionou sobre as reuniões específicas e as reestruturações de carreiras, em seguida, o Secretário da SRT Sérgio Mendonça respondeu que depois do dia 07 de junho de 2015 às 14 horas (próxima reunião geral) irá marcar as reuniões específicas e sua equipe garantiu que as Agências e o DNPM serão o mais breve possível, afirmando que há espaço pra reestruturações de carreiras nessa negociação.



Mesa de negociação do Mpog/SRT com as Estidades Representativas dos Servidores Públicos federais

O Presidente João Maria e o Secretario-Geral Alexnaldo Queiroz decidiram que irão intensificar a ida juntos às báias de trabalho dos Servidores pra reforçar a proposta da categoria e que na próxima semana já estarão no Rio de Janeiro.