fbpx

ANCINE realiza evento para apresentar dados inéditos sobre gênero e raça

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) realiza a partir das 10 horas, da próxima quinta-feira (25), evento de apresentação inédita de dados sobre diversidade de gênero e raça nos lançamentos de 2016, em seu escritório no Rio de Janeiro, Centro.

O estudo foi elaborado pela Coordenação de Monitoramento de Cinema, Vídeo Doméstico e Vídeo por Demanda da Superintendência de Análise de Mercado (CCV/SAM) da Agência, coordenada pela superintendente e servidora da casa, também fliada ao Sinagências, Luana Maíra Rufino Alves da Silva.

A ação dá continuidade à análise de dados sobre a participação feminina que a Superintendência de Análise de Mercado vem produzindo desde 2014 para diversas publicações na ANCINE.

No evento serão apresentados pela primeira vez especificamente recortes de cor e raça.

Eixos como a quantidade de mulheres que dirigiram e roteirizaram filmes em 2016; quantidade de mulheres negras que dirigiram e roteirizaram filmes em 2016; proporção de mulheres e pessoas negras nas equipes de Produção Executiva; proporção de homens e mulheres ocupando a função de Direção de Arte e Direção de Fotografia serão apresentados.

A quantidade de filmes que não tem atores ou atrizes negros no elenco; a probabilidade de uma diretora ou roteirista ser entre outros tópicos, estão também os dados que serão avaliados.

O Sindicato dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) congratula o estudo a ser apresentado pela Ancine sob gestão da CCV/SAM e acredita que os resultados mostrarão diferentes visões sobre a importância da participação da mulher nas telas e atrás das câmeras,

A entidade também acredita que com base nos dados a serem apresentados, a qualidade do debate também melhorar pois a realidade técnica trará luz sobre a realidade da participação do gênero no setor de audiovisual.

“Estes dados servem para refletirmos se estamos vendo a estética, a cultura, a fotografia do povo brasileiro que é composto na sua maioria por mulheres e negros”, analisa o presidente do Sinagências, Alexnaldo Queiroz, que estará presente no evento.

AGENDA
O que: Evento de apresentação inédita de dados sobre diversidade de gênero e raça nos lançamentos de 2016
Quando: 25 de janeiro (próxima quinta-feira)
Onde: Agência Nacional de Cinema (Ancine), Rua Graça Aranha nº35, Centro, Sala Salvador Dahl-11º andar.
Horário: 10 horas

Fonte : C/Ascom Sinagências